Clareamento dental
Tudo o que você precisa saber sobre
Clareamento dental
Veja as principais dúvidas sobre clareamento dental e como transformar seu sorriso com este tratamento seguro e rápido nas Clínicas Mais Odonto de Cabreúva/SP(Jacaré) e Itupeva/SP.
O que é o clareamento dental?
O clareamento dental é um tratamento realizado pelo cirurgião-dentista para clarear os dentes naturais. Os géis clareadores não agem em coroas (próteses) e restaurações.
Quando o clareamento dental é indicado?
O clareamento dental é um tratamento estético que pode ser indicado para as queixas do escurecimento dental. O escurecimento dos dentes podem acontecer pelo uso frequente de produtos e alimentos como: Café, chá preto, vinho tinto e também do fumo. O s dentes podem ainda apresentar alterações de cor ou manchas devido a causas genéticas, em consequência de u traumatismo dentário, de um tratamento de canal, do uso de antibióticos como a tetraciclina e seus derivados na fase de formação do dente e de restaurações de amálgama da prata antigas.
Condições desfavoráveis para o uso dos agentes clareadores
Algumas condições desfavorecem o clareamento dental como a inflamação gengival, presença de cálculo dental, retrações gengivais, dentes não totalmente erupcionados e a cárie dental.
RETRAÇÃO GENGIVAL E SENSIBILIDADE
Indivíduos que possuem retrações gengivais odem apresentar quadro de sensibilidade dentinária, caracterizando uma possível limitação ao tratamento clareador. Tais retrações acontecem pela escovação traumática e como sequela do tratamento periodontal (tratamento da gengiva).
CÁRIE DENTAL
A cárie dental e a presença de restaurações mal adaptadas deverão ser tratadas previamente ao clareamento dental.
INFLAMAÇÃO GENGIVAL E CÁLCULO DENTAL
As doenças periodontais são muito prevalentes na população adulta e devem ser tratadas antes da realização do clareamento dental, evitando alterações gengivais e manchamento dental.
DENTES QUE NÃO “NASCERAM” COMPLETAMENTE
Quando os dentes decíduos são trocados pelos dentes permanentes, existe um tempo para a total erupção dental. Assim, é comum observarmos jovens com a coroa do dente parcialmente recoberta pela gengiva. O clareamento dental nessa fase geraria manchamento do dente, uma vez que o gel clareador não teria ação sobre a porção recoberta pelo tecido gengival.
O que pode ocorrer com o uso indevido dos agentes clareadores, sem a orientação do cirurgião-dentista?
SENSIBILIDADE DENTINÁRIA:
Devido a
- Retrações gengivais
- Restaurações mal adaptadas
- Presença de cárie
- Áreas dentais desmineralizadas
IRRITAÇÃO GENGIVAL
Devido a:
- Gel clareador em excesso
- Moldeira mal adaptada
Por que os dentes escurecem?
O dnete poderá escurecer devido a fatores externos ou internos. Entre os externos está o consumo contínuo de alimentos ricos em corantes (ex.: chás, cafés, molhos, etc.), que podem alterar a cor ao longo do tempo. Já os fatores internos podem ser fisiológicos ou não, como alterações da estrutura dos dentes, uso de alguns medicamentos ou substâncias que afetam a formação do dente.
Posso fazer o clareamento sozinho ou devo ir no dentista?
O paciente deve passar por uma avaliação antes de iniciar o tratamento. Além disso, o acompanhamento profissional é importante para maximizar os resultados e o conforto durante o clareamento, sendo que o dentista está apto a escolher a melhor técnica para cada caso.
O dente clareado fica enfraquecido?
Não, o dente não enfraquece. O que pode ocorrer é uma perda mineral que será revertida pela ação da saliva.
Como funciona o clareamento dental?
Os peróxidos de carbamida e hidrogênio penetram no dente e reagem com os pigmentos responsáveis pelo escurecimento, quebrando-os em moléculas menores que interagem com a luz de maneira diferente, resultando em dentes mais claros.
Qualquer pessoa pode realizar o clareamento dental?
Todos os indivíduos que desejam clarear seus dentes podem procurar pelo clareamento. Existem algumas contra-indicações relativas que consistem em problemas bucais localizados que são facilmente reconhecidos e tratados pelo dentista.